24 de julho de 2009

Cara Pálida

Essa semana tive uma reunião com diversas lideranças da Juventude na Bahia, devido a um evento que vou fazer em breve. Representantes dos estudantes de segundo grau, de universitário, de negros, movimento hiphop e outros tantos. Reunião pra lá de interessante... Ao chegar na reunião, numa mesa com 12 pessoas, tinha um ÍNDIO sentado à mesa para a reunião. Índio mesmo, todo paramentado. Eu olhei, e surpresa pensei: Hoje é dia !!! Começou a reunião e as diversas lideranças começaram a discutir os rumos da associação, e tal, um papo de "política estudantil" que não dava pra aguentar... Ví onde se forma a base política do Partido dos Trabalhadores. É na classe estudantil... E eles não estão para brincadeira. Fiquei de certa forma preocupada, porque vejo que só eles se movimentam e se organizam e se de alguma forma não estamos satisfeitos com o que está aí atualmente, tenho que dizer que eles não tem intenção nenhuma de sair de onde estão. Mas, uma das líderes, tinha um energia muito boa, até agora quando escrevo, me arrepio. Tenho certeza que ainda vou ouvir falar dela e muito. E espero que para o bem, de forma positiva. Mas, voltando ao indígena, ele tentava timidamente levantar a mão para falar, mas sempre alguém falava: - Eu primeiro. E eu, mal podia esperar pra ver o que ele diria... Na minha cabeça ía falar algo sem muito sentido ou importância, sei lá; Lá pelas tantas da reunião, uma das líderes - sem ser a que eu simpatizei - uma outra, daquelas bem radicais, xiitas, e claro mal humorada, começou a dizer que achava que a entidade dela estava com pouco espaço na entidade, no encontro que eles estão organizando e tal e tal... Logo após ela finalizar o mini-discurso dela, o índio se encheu de coragem e disse: " Nós estamos formando essa associação para construir. E para construir temos que juntar as nossas forças. Está provado que juntos poderemos de fato chegar em algum lugar, lutar pelo que acreditamos. Então acho que temos que deixar de lado, nossa posição egoista e pensar no todo para o bem da associação" Rapazzzzzzzzz... um silêncio se fez na sala... a mal amada ficou com a cara pálida ... hahahaha... E eu vibrei !!! Me surpreendi com o indiozinho! Danado! Isso prova como bons líderes têm que ter o coração bom, humildade, consciência de grupo e comprometimento verdadeiro com o coletivo. Ele ficou calado o resto da reunião, até porque se não dá pra contribuir, melhor mesmo é ficar calado. E que não se pode MESMO julgar pelas aparências. Todo Dia Era Dia de Índio Baby do Brasil Composição: Jorge Ben Curumim,chama Cunhatã Que eu vou contar Curumim,chama Cunhatã Que eu vou contar Todo dia era dia de índio Todo dia era dia de índio Curumim,Cunhatã Cunhatã,Curumim Antes que o homem aqui chegasse Às Terras Brasileiras Eram habitadas e amadas Por mais de 3 milhões de índios Proprietários felizes Da Terra Brasilis Pois todo dia era dia de índio Todo dia era dia de índio Mas agora eles só tem O dia 19 de Abril Mas agora eles só tem O dia 19 de Abril Amantes da natureza Eles são incapazes Com certeza De maltratar uma fêmea Ou de poluir o rio e o mar Preservando o equilíbrio ecológico Da terra,fauna e flora Pois em sua glória, o índio É o exemplo puro e perfeito Próximo da harmonia Da fraternidade e da alegria Da alegria de viver! Da alegria de viver! E no entanto,hoje O seu canto triste É o lamento de uma raça que já foi muito feliz Pois antigamente Todo dia era dia de índio Todo dia era dia de índio Curumim,Cunhatã Cunhatã,Curumim Terêrê,oh yeah! Terêreê,oh!

0 comentários: