21 de janeiro de 2011

Geometrize




Realmente... 2011 começou dizendo a que veio.
O mês de janeiro nem terminou e tanta coisa já aconteceu na minha vida.
Trabalho tá num ritmo frenético, que não tenho conseguido postar aqui...por conta de cansaço mental mesmo.

E fiquei pensando dessas "tantas" coisas que já aconteceram, qual delas eu queria abordar.
E quero falar o que eu penso da importância que tem nosso discurso externo - o que falamos para os outros, e o interno.

Uma coisa que sempre me irritou um pouco, foi perceber nas pessoas o famoso "Faz o que eu mando, mas não faz o que eu faço..."
Desde professores, passando por amigos e chegando na família, isso sempre me incomodou demais.

Até que, acho que 2009, fui descobrindo que eu também fazia isso.
EUREKA !!

Foi a chave pra começar a mudar isso, que tanto me incomodava.
Não sou perfeita, e muito menos a dona da verdade.
Mas sou dona das minhas experiências e através delas - e principalmente através das DORES causadas por elas, que comecei a perceber, que a conta não fecha quando você não pratica aquilo que você fala.

Ainda há muito o que melhorar, aprender.
Sempre há.
Mas vejo que consegui implementar mudanças significativas na minha vida e por consequência tô mais feliz.
Não ganhei na megasena, ainda não conquistei o grande amor, mas ganhei uma sensação indescritivel de liberdade.

Somos escravos das palavras que proferimos.
Outro dia eu disse no twitter: O Twitter pode ser seu melhor amigo ou seu maior inimigo.
E na verdade, isso é uma afirmação que não diz respeito ao twitter, diz respeito à nós mesmos.

Somos nós, nosso maior amigo e inimigo.
O inferno e o céu podem estar dentro de nós.
Depende de qual dos dois a gente alimenta.

Às vezes eu tenho a sensação que todas aquelas frase clichés que se fala por aí, começaram a fazer sentido simplesmente porque eu comecei a usá-las na minha vida.
Não sou melhor ou pior que ninguém, mas estou uma melhor versão de mim mesma.
Tenho me ouvido mais e não abro mão de ter ao meu lado quem condiz com essa nova versão. Muitas vezes minhas atitudes são mal compreendidas ou não são entendidas "at all".
Normal. Muita gente não entende Jesus - e até nega sua existência - até hoje.
Beleza.

Eu, não posso mais me dar "o luxo" de ignorar as bençãos e pequenos milagres que eu vejo na minha frente todos os dias.
E - devo dizer - que isso me dá forças para continuar a Caminhada.
Apesar de todo grito, de toda ofensa, de toda incompreensão, e principalmente apesar de todo equívoco que eu vejo acontecer... Eu continuo minha caminhada.
E ( a melhor parte ! ) em paz.

Antes, eu ficava angustiada, e me preocupava com o que fulana ou cicrano poderiam estar pensando ou falando à meu respeito.
Isso não acontece mais... e já a algum tempo.
Não que não me importe com as pessoas, e seja aquela pessoa egocêntrica.
Não é isso.
Me importo com as pessoas sim.
Me importo com o lado humano, que muitas vezes as pessoas fazem questão de esconder pois revela sua humanidade e a beleza das  fragilidades.
Pensamos erroenamente que isso nos enfraquece.

Mas não me importo com a maledicência, a intenção maldosa no proferir a palavra pra ferir.
Não tô nem aí mesmo e ignoro com uma facilidade que às vezes me surpreende.
Não me importo, porque sei, já aprendi, o quanto dói a rebordosa desse tipo de atitude.

Nunca esqueço, que uma certa feita, numa discussão com um amigo muito querido, ele me disse: Pat, você é boa de briga, porque vai no cerne da questão.

Pois então, ta ai.
Não quero ser boa de briga.
Quero ser boa... mas não boba.
Boa de entender que assim como eu tenho minha parcela de ignorância , as pessoas tem igualmente, ou melhor dizendo - proporcionalmente suas parcelas de ignorância.

E assim como eu vou ter que dar conta disso algum momento, é assim com todo mundo. Todos vamos ter que dar conta dessa ignorância.
A não ser que a Misericórdia se manifeste. Mas aí o papo é outro, pra outro post.

Não tem como passar imune pela vida, imune às lições que nos são destinadas.
E ego e orgulho, minha gente, é igual à ferro.
Quanto mais duro, maior será a temperatura do fogo da vida, pra amolecer, flexibilizar.

Portanto a conta é simples.
Se eu for melhor no mundo, é para mim mesma que estou sendo melhor.
Não pense que me acho Madre Tereza (QUEM DERA !!!).
Mas não sou boba não.
É matemática.

E antes que eu esqueça... Tudo isso é do Pai.
O Grande Matemático do Universo, o grande Arquiteto do Universo.
Sempre Ele e sua Geométrica Perfeita.
Sem Ele, nada disso eu poderia descobrir, me dar conta, entender e muito menos experimentar.

Cartas para redação.

Bjo, me twitta!
@patmguerra




Where it begins
(Ivete Sangalo & nelly Furtado)

When you're alone and you don't know how,
To fill the hole inside your heart.
Don't be afraid and hide in yesterday,
The best in your life is yet to come.
Open your world to me,
There's always room for love.
Look around, can't you feel?
All the love, it's all that you need.
Breathe it out, breathe it in,
No one knows where it all ends and...
Look around, can't you feel?
All the love, it's all that you need.
Breathe it out, breathe it in,
No one knows where it all ends and where it begins.
Where it begins!
When you have tried your very best.
And it's not enough, it's OK.
There'll be a chance to be strong again,
Another light will guide your way
.
Open your heart to me,
Give me all of your love.
Look around, can't you feel?
All the love, it's all that we need.
Breathe it out, breathe it in,
No one knows where it all ends and
...
Look around, can't you feel?
All the love, it's all that we need.
Breathe it out, breathe it in,
No one knows where it all ends and where it begins.
Where it begins!
Oh yeah, oh yeah, oh yeah, oh yeah
Oh yeah, oh yeah, oh yeah, oh yeah
Oh yeah, oh yeah, oh yeah, oh yeah
Oh yeah, oh yeah, oh yeah, oh yeah
Look around, can't you feel?
All the love, it's all that you need.
Breathe it out, breathe it in,
No one knows where it all ends and...
Look around, can't you feel?
All the love, it's all that you need.
Breathe it out, breathe it in,
No one knows where it all ends and where it begins!

2 comentários:

Anônimo disse...

Patrícia que lindo seu texto... não retiro nem um ponto e nem uma vírgula. E que saber mais? Acho que assim aproveitando a vida desse modo, conseguimos passar mais lições do que sendo a rainha da verdade. A vida é simples e feliz e o ser humano adora complicar.
Beijo
Carol Amaral

Ana Claudia disse...

É Patrícia, como você disse você não é a dona da verdade,mas... Mais uma vez, aí está você nos dando uma lição de fé e principalmente se mostrando um ser humano que busca se superar e melhorar a cada dia e nos fazendo acreditar ainda mais que o amor é o melhor e o único caminho!
Penso como o mundo seria melhor se todos praticassem o bem, acreditassem em Deus acima de tudo e entendessem que não devemos fazer aos outros o que não queremos que façam com a gente!
Sei que a sua fé não deve agradar algumas pessoas, paciência né? Nem Jesus agradou todo mundo!Mas,quem vive no amor Dele sabe que esse é o único e verdadeiro caminho!

Fique com Deus! Que é e sempre será o amor maior das nossas vidas!