11 de agosto de 2011

Mar Vermelho



Há uns dias eu busco um foco para gerar um post no Blog.
Não é por falta de assunto... pelo contrário, é por excesso de assuntos.
Há tantas coisas sobre as quais ando pensando e refletindo, que não estava conseguindo falar de uma específica.

Mas um comentário de uma amiga minha no Facebook, tocou meu coração.
Tocou não... botou fogo.
Porque vocês me conhecem... esse negócio de ser morninho não é comigo não.
Até pedi ao meu médico homeopata na minha última visita disse-lhe:

" - Dr. Adriano, eu quero o FAO da Serenidade. Quero ficar mansinha. "  (... santa ignorância!!)

Doutor Adriano me olhou com seu olhar firme e suave (aquele olhar que vê o fundo da sua Alma) e me disse:
"- Eu não posso fazer isso, Patrícia. A foto de sua íris me diz que você tem uma chama interna, fervilhante. Se você fosse uma cor, seria vermelha. Sendo assim, não posso transformar você em azul bebê. "

Apois.
Saí de lá refletindo sobre isso.
E eis que postei um comentário no facebook, sobre a funcionária de uma empresa, que levou três dias para me dar uma resposta, e pelo jeito só respondeu porque enviei o quarto email copiando seu chefe ( que eu conheço). Em questão de minutos ela me respondeu.
Comentei no face acerca do meu "desprezo" sobre esse tipo de funcionário... Que faz porque o chefe manda. Espera a cobrança chegar pra poder fazer nada mais, nada menos que sua obrigação, cumprir o seu papel que faz jus ao ganho do seu salário.
Não que eu despreze, não acho que desprezo ninguém, até porque não gosto dessa palavra. Acho que o ódio é um Amor que adoeceu, mas pode sim ser revertido através do perdão, arrependimento e misericórdia... Mas isso é assunto pra outro post... enfim... Não desprezo (foi a palavra que me veio na hora) mas acho péssimo, não curto. rs

Após o comentário, minha amiga respondeu: Calma, amiga... e acabamos discorrendo sobre o assunto um pouco e resolvi postar aqui. ( Tá explicado ?)

Não é uma questão de estar calma.
Paz não é sossego, acomodação.
Paz é uma conquista íntima e individual.
Não posso ser hipócrita ao ponto de dizer estou calma e fechar meus olhos para a calamidade que tem tomado conta do mundo em que vivo, e ficar CALADA para parecer calma.

Alô ??
Não me interessa parecer calma.
Me incomoda a mediocridade que se instalou, e que estamos achando tudo normal. Para o mundo que eu quero descer agora.... ou então, Nave Mãe pode chegar que eu tô pronta.
Paz é bem diferente desse estado catatônico que nos encontramos.
Os políticos é que não prestam, mas eu furo fila, pago pra ter carteira de motorista mais rapidamente, pago uma comissãozinha pra ter isso ou aquilo. Aí tá tudo bem, ninguém viu, né ?

Outra coisa que está pervertida é o conceito de liberdade.
Liberdade não é fazer tudo que se quer fazer.
O fazer o que quer, sem importar com o outro, vem de um lugar que existe para impedir nossa evolução: O EGO. Conhecem ?
Se não conhecem ainda, tá na hora de conhecer pra poder diminuir essa força na sua vida e nesse mundo louco. EGOísmo. Olha ele aí...

Como disse no Facebook, o mundo está como está não pelo mal que grita (reatividade, o que tira vantagem, garante a acomodação, a mediocridade, ausência de ética e retidão), mas pelo BEM que se cala.
Existe sim a hora da resignação... mas existe a hora da indignação.
E se, refletir sobre o mundo ao meu redor, sobre a realidade que me cerca, perceber que posso inferir para transformar esse tempo tão injusto que estamos vivendo.... é estar nervosa...
Então sim, estou MUITO nervosa.
Estou longe de achar normal esses comportamentos medíocres que tá geral, estou longe de achar que é normal essa moda para mulheres de mentira de uma magreza doente que cria estereótipos que fazem sofrer as jovens (e mulheres adultas), de achar bacana essa gente bonita, vazia e fútil que só pensa em comprar, comprar, comprar e não se compadece com a fome que mata uma criança a cada 5 segundos no mundo e se finge se compadecer porque "é legal", nada faz pra mudar isso.

Isso realmente me deixa muito nervosa.

Eu procuro a minha paz - ao contrário do que pensem alguns...
... (I am trying to give a shit!) -

Para minha surpresa, eu não encontro a minha paz em qq lugar.
No meu encontro diário com nosso Criador, há um Encontro... um silêncio que cala todas minhas... todas. Tudo.
Nesse momento deixo de tentar entender essa existência tão caótica e contraditória, porque com Ele, com Deus eu não preciso tentar ser nada.
Nem melhor, nem pior.
Só preciso dizer: Eis-me aqui e me colocar disponível e o "resto" Ele faz. Ele se move. Age.
E então, para minha alegria encontro a PAZ DELE.
Não a minha... a "minha" é confusa, passa pelas minhas lentes embaçadas, quase cegas.
Com Ele é tudo diferente.
Cada dia mais, tenho procurado estar nesse lugar, para poder viver melhor e ter mais caridade comigo mesma e com minhas falhas e defeitos e com os outros e falhas alheias.
Sem isso, sem Ele, te digo com a maior "tranquilidade": Isso não é mais possível.

Pois bem, a ignorância é cômoda. Mas eu e minha alma vermelho flamejante não gostamos de comodismo.
Prefiro o mar, e suas água profundas e vibrantes, ao lago parado de águas turvas.
Vai ver que meu mar é vermelho....

Que minha ignorância que ainda é muita, larga e mais enraizada do que gostaria que fosse, diminua cada dia mais na Paz e no Amor do nosso Criador.
Que minha vontade de ser feliz, aumente cada dia mais.

Nada mais. Só isso já me basta.

Cartas para redação,
Bjo, me twitta.
@patmguerra


Mensagem 
Cidade Negra
Now hear this
Get this message
Retain this knowledge
Now hear what he man says
Do you hear that?
É uma passagem esta vida
É pra você aonde estiver
Esta mensagem
É importante você ouvir
Em meio ao maior sofrimento
Você encontra a chave da felicidade
Às vezes numa derrota você encontra
A chave da próxima vitória
Deus é a vontade de estar feliz
(Is your source of happiness)







5 comentários:

Lucimária Costa disse...

Nossa!! Esse veio com tudo! Quente, vibrante, despertador. Um incêndio de sentimentos e de verdades.A sociedade atual, parece mesmo está tomando algum tipo de calmante que paralisa o raciocínio, que estabiliza a visão e nos torna pessoas inertes, sem reflexo.Já falei muitas vezes que tenho saudade dos caras pintadas, das pessoas, principalmente dos jovens que iam as ruas e lutavam pelos seus direitos.
Se estivesse em seu lugar, em relação a essa funcionária, sentirei o mesmo "desprezo" não por ela, mas pela atitude medíocre.
Como disse, o bem tem se calado cada vez mais! Tem se colocado á beira do caminho, com medo de olhar pra realidade e ter que tomar uma atitude. E ser criticado, apedrejado por se posicionar contra a esse modelo de sociedade legalista que vivemos.
Se colocar a disposição de Deus, é ser um agente da PAZ que só emana Dele, que não cabe em nós, pois ela é tão grande que se torna necessário dividi-lá com o outro. Quando se tem essa PAZ é impossível ficar acomodada diante de uma realidade tão cruel.
Que essa PAZ que vc tem dentro do seu coração possa irradiar para todos aqueles que te rodeiam. Se apenas um desses for contagiado, já valeu apena.
ADOREI o post! Senti falta!Bjs!

Hayvolla disse...

 Já ouviu falar que " our brain is a lazy piece of meat'? E apois. Preguiça, comodismo é tudo 'farinha do mesmo saco'. E o pior de tudo é que a nossa sociedade de hoje em dia é movida ao comodismo. Ou seja, no aperto de um botão.

De vermelho pra azul bebê... Realmente só nascendo novamente! Rsrs Não tem como... é aquela história... você tem que decidir se quer ser um tigre ou um Eeyore.  "You just have to decide whether you are Tigger or an Eeyore. You have to be clear where you stand on the Tigger/Eeyore side."

Ainda pior que o comodismo é a tal da covardia. Covardia de só fazer algo por pressão, pelo medo. Que vergonha!! Comodismo. Egoísmo. Covardia. Medo. Pra mim devia ser tudo palavrão. Quem tem tudo isso dentro de si realmente será sempre um infeliz. Vamos ter mais atitude, índole e compromisso no que fazemos!! 

Adoro passar por aqui Pati. Keep it up!!! Bom fim de semana pra vc! 

Bj

Ana Claudia disse...

CALMA? Parece até ironia, alguém pedir calma diante de tantos absurdos que temos visto e ouvido ultimamente. Aliás, não entendo como algumas pessoas conseguem “escapar ilesas” do caos em que o mundo se encontra atualmente. É VIOLÊNCIA, PRECONCEITO, DROGAS, FOME... E algumas pessoas vivem alheias a tudo isso, “se fecham no seu mundinho de faz de contas” (E VIVA a futilidade, a vaidade, o egoísmo, a intolerância, a ignorância, a indiferença... ) E tem a certeza de que isso é viver! Chega dar pena!!
Outro dia ouvi de uma colega de trabalho: “Eu que não vou ficar me preocupando com os problemas dos outros! Ninguém transforma ninguém! Então, não estou nem aí, não quero ficar doente, contrair um câncer.” Coitada quanta ignorância! Não sabe que na verdade já está doente, o egoísmo e a indiferença são doenças que atingem em cheio a alma.
E não para por aí!
Ouvi de uma conhecida: “eu sou negra e amo a minha cor, mas, jamais namoraria ou me casaria com um negro. Não é preconceito não, é só uma questão de gosto.” No momento que ouvi isso, fiquei revoltada, juro que tive vontade de bater nela.Como pode uma coisa dessa? Na minha opinião, qualquer tipo de preconceito é inadmissível, mas, ver um negro renegando sua raça é o “fim do mundo”.
Há uns seis dias mais ou menos, uma pessoa postou no twitter : “A nossa prioridade é cuidar da gente, só ajude os outros se você não for se prejudicar.”
Pensei: como assim??? Mesmo diante de uma criança com fome, tenho que pensar em mim como prioridade? Não é possível que alguém pense assim! Mas pensando bem, é uma bela desculpa para os egoístas!
Sei que sou cheia de falhas, defeitos, imperfeições... Igual a tantos outros seres humanos e sei também, que não sou superior a ninguém, por isso, não estou aqui pra julgar e muito menos pra condenar quem quer que seja, mas,o fato é que não aguento mais essa coisa de todo mundo querendo se dar bem o tempo todo, a qualquer custo e independente de qualquer coisa! Não existe mais ética, respeito... Caridade, Compaixão e Solidariedade então, tem gente que nem conhece! Tudo isso, dá uma tristeza, um desânimo... E mais uma vez me faço a mesma pergunta: será que o Ser Humano é só isso?
Como diz a música de Nando Reis “... O que está acontecendo? O mundo está ao contrário e ninguém reparou...”
Aff... Impossível ter calma, aliás, se a calma, a que muitas pessoas se referem e esperam de mim é ser hipócrita, medíocre, sem caráter, indiferente, egoísta, fútil, vazia, burra, ficar calada, perder a capacidade de me indignar diante das injustiças, de querer mudar... Sinto muito decepcioná-las, mas serei sempre a estressada, a nervosa como muitos acham que sou. Não quero essa calma pra minha vida! E acho que o normal seria que ninguém quisesse, mas, quem sou eu pra dizer o que é certo ou errado pra alguém? Cada um é responsável pelas suas escolhas e decisões!
Vivendo no meio desse caos, tento dia após dia, descobrir o que é certo e o que é errado pra mim e o que eu devo ou não fazer! E graças a Deus, (porque sem Ele, nem adianta, não sou capaz DE NADA) acho que estou conseguindo!
Não preciso dessa "calma de aparência", pra ser o que a maioria é! Preciso de Paz, é diferente! E uma certeza eu tenho, jamais encontrarei a Paz, compactuando com o Mal. A Paz que preciso, eu busco e encontro diariamente, me colocando na Presença do Pai, me abandonando no Seu Amor e na Sua Luz! É da Paz Dele, que eu preciso pra viver!

Que a Paz de Deus esteja sempre conosco, o Seu Amor nos una no propósito de lutarmos por um mundo melhor e a Sua Luz Ilumine nossa caminhada!

Se a voz do mal grita, que tenhamos forças para fazer a VOZ DO BEM gritar mais alto e ecoar nos quatro cantos do mundo!


Que Deus lhe proteja sempre!
Beijos!!

Ana Claudia Mendes (acfm.1976@gmail.com)

Olga Salem disse...

O odio é o amor que adoece.... um fato; e uma descrição muito inteligente!!!!!

Olga Salem disse...

Patricia HELP!!!! Vi que vc foi lah e adorei que virou seguidora e gostou do texto!!! Entrei no seu blog e sou a maior tragédia, não achei aonde deixar comentario e li seu penuktimo post que tb adorei!!! Se puder me mandar uma email seria legal poder trocar figurinha!!! Beijos
Ahhhh, em tempo... descobri seu blog, porque digitei Mar Vermelho! ;)))