7 de maio de 2011

Janelas da Alma





Saudações, minha gente!
Cá estou!


Tenho andado meia introspectiva esses dias. Refletindo sobre muitas coisas, desejando outras tantas.
Viajei pra São Paulo pra comemoração dos 100 anos de minha avó paterna e foi muito bacana ver a felicidade da família e em especial de meu pai - de ver todo mundo junto, reunido celebrando a vida de minha avó.


Não tive muita proximidade com minha avó paterna, afinal de contas ela tem 47 netos... então eu fui mais uma na multidão. hehehe
Tenho muito carinho por ela, figura calada, humilde mas dona de uma vontade e tenacidade indescritíveis. 
Hoje em dia nem tanto, afinal de contas 100 anos é muiiiita coisa pra lembrar, mas minhas tias que convivem e cuidam dela, podem dizer com propriedade o que eu disse: Dona Maria quando quer... sai debaixo.


Ficar em contato com a família é olhar pra nossa história, para partes constituintes importantes. 
Conversei muito com meus pais e com meus irmãos... apesar de morar com meus pais, precisei viajar pra de fato estar com eles... É ... o cotidiano é massacrante. 
Acordamos, vamos trabalhar, temos alguns compromissos que nos toma tempo e disposição e ai dormir pro dia seguinte.
E assim os dias vão... (como diria Manno Góes) 

Minha vida tem tido esse ritmo. 
Mas que bom que pude ir, ter esse break e estar com minha família de modo intenso e profundo.


Houveram momentos que me causaram uma certa angústia. Nenhuma relação é só flores, principalmente as relações familiares. Mas é importante reconhecer todos os aspectos existentes. 
Não importa se a relação é boa ou ruim, o importa é saber que existe e saber como é de fato pra você. Porque o que é para mim, não é pra meus irmãos ou para meus pais. 


Antes de ser filha ou irmã, sou um indivíduo e percebo ( e vivo ) essas relações e papéis com o que Eu Sou. É bem verdade que essas relações primeiras (a família) tiveram parte fundamental na construção do meu ser. Ainda assim são partes de mim, que com outras partes-relações-experiências formam o todo chamado Patricia.


Sou muito exigente comigo e por consequência com os outros. Esses dias em família me fizeram perceber que estou precisando afrouxar alguns nós afim de desatá-los, porque se continuarem apertados vão começar a machucar. 


Outra coisa que percebi, coisa que na verdade sempre soube, é que não importa a sua situação, sua escolha, suaa roupa, sua atitude, sua religião... a grande maioria das pessoas sempre vai te julgar. 
Me incluo nisso. 


Nossa maior referência ao olhar para os outros é nosso hard core, nosso interior, nosso conjunto de valores. E nessa "briga" de olhares, a gente acaba sendo injusto com os outros, por mais suaves que possamos ser, somos injustos por nos levar mais em conta do que os outros. 


Como costumo dizer: Pimenta nos olhos dos outros é refresco. 


Segundo Joseph Luft e Harrington Ingham (criadores do conceito Janela de Johari), nós possuímos 4 aspectos.... que trocando em miúdos são:


O que eu sou de verdade.
O que eu acho que eu sou.
O que os outros acham que eu sou.
E o que eu acho que os outros acham que eu sou.


Pense ai e veja se não é assim mesmo ??


E se aprofundando um pouquinho, vejo que em compensação aos nosso julgamentos, existe uma premissa desconcertante : nossos julgamentos dizem mais de nós mesmos do que de quem está sendo julgado, analisado. 


Não tem jeito... é assim. 


É por isso que existe uma palavrinha que muda tudo: COMPAIXÃO.
O bom é sentir como a compaixão nos fortalece. 
Precisamos de nossa Compaixão por nós mesmos para podermos nos aceitar como somos e nos perdoar. 
Só assim, podemos ter compaixão por outras pessoas. 
Apesar de eu também achar que como tudo na vida, a compaixão pode ser aprendida, descoberta, e aprendemos como encontra-la dentro de nós através de pessoas especiais. 


Às vezes com as pessoas especialmente difíceis, más, levianas, confusas... 
Outras vezes aprendemos com pessoas especialmente boas, raios de luz em meio dias sombrios que possam nos assolar.


E tudo isso vem de Deus. É Dele que vem a verdadeira Compaixão, porque só Ele nos ama incondicionalmente de verdade. Não temos essa capacidade por completo. 
Temos apenas parte dela, mas que para Ele já basta. Impossível acender uma luz e esconde-la embaixo da cama. 


O mais "engraçado" é perceber certas vezes quem mais quer compaixão, pouca tem a oferecer, ou quem mais diz ter, pouco a possui. Mas a compaixão SEMPRE chega à quem precisa. Sem falhas. 


A qualidade - Ser Compassivo - tem que suplantar muitos aspectos negativos para brotar. E ela brota, não tenho dúvida. Mas cada um com a sua medida. (aliás para tudo na vida)


Vejo pessoas que se dizem "compassivas", são compassivas até terem seus calos pisados, sua ferida cutucada... digamos assim. Então liberam a verdadeira face e a hipocrisia cai por terra... e aí... as máscaras caem mesmo. O que é bom, não interpretem mal... a Verdade por mais dura e difícil que seja é melhor do que a ilusão, a auto-imagem fantasiosa. Mas só você mesmo por conhecer a sua Verdade... (voltando pra Janela de Johari)...


Pode por a culpa, responsabilidade, explicação em quem e aonde quiser. Só o fato de precisar de uma explicação já revela a falha. 
Aquilo que é pleno, não carece de explicação por que simplesmente É.
E essa foi a minha grande lição desses dias. 
Não se explique... nao vai adiantar. Seja a sua verdade e pronto. 
Quem quiser que faça os julgamentos, opiniões. 
Problema deles. 


Por exemplo... Quando você ama alguém, não precisa explicar porque ama. 
Você ama e pronto.


Como sempre é através do Amor que vem nossas maiores e melhores lições e dicas de por onde ir. 
A dor revela onde está a ferida, mas só o Amor cura. Só aprendemos através dele. 


Quando tudo está escuro e confuso, por mais que tudo e todos ao seu redor digam o contrário, se ouça. Ouça o silêncio que há dentro de você, ouça aquilo que lhe cala e silencia no coração. 


E deixe o tempo agir. Ele, o tempo, senhor das causas humanas... 
O tempo põe tudo no lugar, onde e - como - tem que ser e estar.


E quem é o Senhor do tempo ??
Advinhe ?
Ele mesmo... porque é Nele que o tempo pára, é so Nele que o tempo não tem nada o que fazer... a não ser, ser eterno.




Feliz Dia das Mães, especialmente para minha mãe, Gersilda. 
À Ela devo minha vida. E por isso sou eternamente grata.




Cartas para redação.
Bjo, me twitta
@patmguerra







































4 comentários:

Sara Sousa disse...

Olá meu anjo,

Dizem que o silencio vale por mil palavras, então desta vez leio e fico calada, só a refletir sobre cada palavras que escreveu...
Gostava de puder obrigar umas quantas pessoas a ler o seu blog...

beijinho

aprata disse...

Perfeito! Gostei muito do que li.

Parabéns,

Bjs da sua comadre,

Déa

Lucimária Costa disse...

Oi!Pat! Que belo post!Como sempre me fez refletir sobre a vida! Essa viagem ao nosso interior nos remete a sensações indescritíveis, talvez nunca antes sentidas!Estar em familia é muito bom, pois é nesses momentos que fazemos uma avaliação de como está o nosso relacionamento com os mesmos!Qual o nível de comprometimento que temos com eles!
Como a correria dos nossos dias, nos afastam involuntariamente da nossa familia! Mas é a vida!Precisamos sobreviver!! Quando nos confrontamos com pessoas que temos uma relação sanguínea é que percebemos algumas diferenças de personalidades, as vezes nos agrada outras não! Como vc diz: Nenhuma relação é só flores!Lendo seu post me lembrei de uma passagem bíblica onde Jesus defendia uma mulher que seria apedrejada por "seus pecados" E quando mandou que aquele que não tivesse pecado atirasse a primeira pedra, nenhum dos presentes atirou! Pq o único que poderia atirar era o próprio Jesus por ser o único que não tinha pecados! Mas Ele preferiu perdoar e não julgar!Compaixão!! É o que muitas vezes nos falta para conosco e para com os outros!O Amor e o tempo compõem a estrada que nos levará além das nossas impossibilidades!
Parabéns pelo que vc consegue passar através dos teus textos!Vê-se que seu coração é sensível!
Bjs!

Marcela Oliva disse...

Afilhadinha,
Acho massa como o texto vai se transformando a cada parágrafo, é bem como acontece com a vida, os pensamentos. Vem os acontecimentos.... as tristezas... alegrias... dúvidas.... questionamentos.

E no final percebemos o que já sentimos. Que tudo está NELE. Que tudo é DELE. Ele nos dá todas as ferramentas para sermos melhores e vivermos no tempo DELE e não no nosso!

Que a gente aprenda a viver assim.

Love U!

bjo