8 de junho de 2011

Lindo céu.


Eita dia difícil esse que tive hoje...

Crianças não deveríam morrer.
Hoje, fui ao enterro de uma menina de 7 anos, sobrinha de uma amiga de trabalho.
Padeceu sob um câncer.

Em 4 dias fui a 2 funerais.
O pai de uma amiga de infância morreu quase dormindo de infarto. E hoje, a pequena Aninha de câncer.

E apesar de serem situações completamente diferentes, a dor da perda é a mesma para aqueles que ficam.

Seu Jair cumpriu seu trajeto na vida. Teve filhos, e viu netos crescidos.
A pequena Aninha... foi amada e espalhou Amor por onde passou.
Com certeza sua mãe tinha muitos planos para ela. Muitos sonhos que as mães tem para nós, e que a maioria não se concretiza, porque crescemos e nos tornamos donos de nossas pernas, cabeças, mentes e vontades.
Saímos debaixo da asa materna vida a fora, para ganhar o mundo.
Certo ?
Errado.
Para nossas mães somos eternas crianças.
E acho que para qualquer mãe deve ser uma dor excruciante perder um filho, não importando a idade.

Fiquei pensando durante o velório da menina, como é difícil cumprir e aceitar o que tantas vezes rezamos: "Seja feita a VOSSA Vontade, assim na terra como no céu" .
Mesmo não tendo outro jeito, é dificil.

Eu, que adoro trilhar pelos assuntos que tocam a Alma, e tenho certeza - como o Sol que nasce todos os dias - que o corpo é só um veículo necessário para abrigar a Alma, fico também perplexa perante a morte.
Um corpo sem vida, não é mais o que fomos, e acho que por isso é de certa forma assustador.
Onde está aquele sorriso, o brilho do olhar, o som da voz ??
Não está mais ali.
Por isso a fé é um desafio constante.
É o constante crer no que não posso ver.
É acreditar com o coração, com a Alma, com todo seu ser... menos com os olhos. Tudo que estamos vendo contradiz o que sentimos a vida inteira.
Por isso que não é a morte que define nossa existência. É a vida.
Somos transformados a todo momento por pessoas e circunstâncias de uma forma ou de outra.
Ficamos enternecidos pelo olhar carinhoso de uma cachorrinho,
pelo som do mar,
pela brisa batendo no rosto,
pela energia de um abraço sincero,
pelo corpo quente do ser amado,
por sons melodiosos de uma música que nos toca...

E momentos como esses suplantam a única e real certeza da vida: a morte.
Não é maravilhoso ?
Ninguém pensa que vai morrer ou que vai perder aqueles que ama.
Pensa e logo se desfaz do pensamento, porque é angustiante demais mantê-lo.

Mas penso que devemos amadurecer nossa convivência com essa única certeza.
Quando digo amadurecer, não digo viver pensando nisso.
Mas buscando a instância maior de todas as coisas.  O Eterno, o infinito.
Como disse o Padre e cantor Fábio de Melo : "Quer fazer esquecer o tempo ? Ame "
E ai vamos de encontro à idéia de que Deus é Amor.
Há tempo em Deus ?  Dias, horas, segundos ?
Não.
Deus é o Senhor do Tempo e o Tem em Suas Mãos.
Acho que somente se entregando à essa dimensão da vida, do espírito poderemos encarar a morte com um pouco mais de serenidade.

Há a dor e a saudade. E sempre vai haver.
Não acho que essa mãe ou qualquer outra que perca um filho, vá esquecer um dia sequer do sorriso, da voz de seu filho que se foi.
Há de se cumprir as etapas do luto e seguir a vida.
Até porque não nos é dada outra alternativa.
Mas há o entendimento da missão a se cumprir, do tempo necessário de todas as coisas, e o aprendizado de sempre: Amar, Amar e Amar.

Que Deus se derrame na noite de hoje, sobre todas as pessoas que sentem a dor de uma perda neste momento.
Que Sua Misericórdia traga consolação para todos nós, e envia Sua Luz para trilharmos nosso destino.
E um dia voltaremos para Ele, onde não há dor ou sofrimento.
E sim, Plenitude.


Obs. Tenho certeza que daqui há alguns dias, vou ler esse post e vou achá-lo confuso talvez. E não expressa de forma completa minha crença sobre vida e morte. Penso muito mais na existência do que vcs podem imaginar. Mas, por hoje...  precisava desabafar o peito apertado pelo dia que tive hoje.
Nossa Senhora de Fátima abençoe e nos acolha agora e sempre.


Cartas para Redação,
Bjo, me twitta
@patmguerra



Lindo Céu
(Adriana)


Por sobre as nuvens
Existe um lindo céu
Maravilhoso céu
Morada dos Anjos
Por sobre as nuvens
Existe um trono
Cujo Rei
Está assentado
A direita de Deus
Céu, lindo céu
É o lugar
onde eu quero viver
Pra sempre
Céu, lindo Céu
É o lugar
que o meu Deus preparou
Pra mim
Céu, lindo céu
Onde com os Anjos
eu cantarei
adorando ao Senhor

2 comentários:

Lucimária Costa disse...

Oi! Pat!
Infelizmente não fomos gerados para morrer! Não foi para isso que Deus nos fez! Por esse razão não aceitamos a morte. Ela nos faz sofrer. A sensação de que não iremos mas tocar no ser amado nos tornas frágeis! Mas esse caminho todos vamos trilhar. Por isso sempre faço a campanha da boa vizinhança. Perdoar, amar e respeitar! Tentar passar por cima das mágoas e liberar o perdão! Distribuir carinho aos que estão ao nosso redor. Fazer o bem sem olhar a quem. Fazer hoje o que talvez não poderemos mais fazer amanhã!Nunca vamos aceitar essa passagem, mas se acontecer teremos momentos bons pra lembrarmos! Meus sentimentos! Bjs!

Ana Claudia disse...

Mais um Post perfeito hein Pat!

Deus nos envia à terra para cumprirmos uma missão. Aqui, aprendemos, evoluímos... E permanecemos durante o tempo que nos foi determinado por Ele. Concluído esse tempo,retornamos à Sua Morada. A morte é a única certeza que temos diante da vida,desde o momento que nascemos, é fato e não há o que discutir com a lei natural da vida! Mas se essa é a lei natural da vida, então, porque sofremos tanto, quando o Pai leva para junto de Si um dos nossos? Porque a morte nos causa tanta dor?
Sempre, ouço alguém dizer: Não aceito a morte de fulano... E quem foi que disse que nos é dada a opção de aceitar ou não a morte de quem quer que seja? É difícil? Nossa como é! Mas não temos escolha, é aceitar ou aceitar... A vida não para porque alguém morreu,porque estamos tristes, sofrendo...
Acredito que o sofrimento e a dor diante da morte são tão intensos porque, não estamos preparados (e na verdade, acho que nunca estaremos) para convivermos com a perda de entes queridos... É tão difícil quando constatamos que não poderemos mais abraçar aquela pessoa, ouvir a voz, olhar nos olhos, conversar... E que dali pra frente, será só a ausência, a saudade e a lembrança nos acompanhndo vida afora.
O sofrimento e a dor diante da morte, sempre existirão e de nada adianta se revoltar ou passar a vida pensando na morte ou esperando por ela. É preciso Viver, mas, Viver na certeza de que Deus é AMOR, e SABE todas as coisas e que a essência da Vida é AMAR. Tenho certeza que cada um tem uma missão única e exclusiva a ser cumprida, que será entendida ao longo da vida, de acordo com o aprendizado... Mas tenho certeza também que todos juntos temos uma única missão a ser cumprida que é AMAR, AMAR sempre e independente de qualquer coisa! AMARMOS uns aos outros, mas AMAR verdadeiramente. Porque é esse Amor que nos dá a real dimensão da vida, nos faz crer no Invisível, no Divino, no Sagrado...Que nos faz ter Fé, que pra mim é tão fundamental na vida, quanto respirar.
É vivendo esse Amor dia após dia ou pelo menos tentando vivê-lo, que hoje, tenho a certeza de que a Vida transcende a morte e continua na eternidade.
Como disse Emmanuel, “O amor é ciência de sublimação para Deus e a felicidade para crescer deve dividir-se. Não há rupturas de laços entre os que se amam no infinito do espaço e na eternidade do tempo" Por isso, que apesar de sofrer, chorar... a perda de entes queridos, não me desespero diante da morte, Graças a Deus. Sinto a dor da perda sim, mas vivo a saudade, a lembrança e a ausência (que eu sei que é momentânea) sempre aliada a certeza de que um dia nos REENCONTRAREMOS NO INFINITO.

...“Quanto àqueles que vistes partir, de quem sofres saudades infinitas e impreenchíveis vazio no sentimento, entrega-os a Deus confiando-os e confiando-te ao Pai, na certeza de que se souberes abrir a Alma à esperança e à fé, conseguirás ouvi-los, senti-los, deles haurindo a confortadora energia com que te fortalecerás até o instante da união sem dor, sem sombras, sem separação pelos caminhos do tempo sem fim no amanhã ditoso.”... Joanna de Angelis.

Que o Amor, a Paz e a Luz de Jesus, esteja sempre com Você e em Você.Que a sua Fé se Renove e se Intensifique a cada dia e que os Espíritos de Luz te acompanhem sempre!
Obrigada por nos aproximar ainda mais de Deus!

Beijos!
Ana Claudia (acfm.1976@gmail.com)