28 de junho de 2011

Em Nome do Pai




Esse post nasceu de uma sequência de comentários no Facebook de um tarólogo que eu acompanho há um tempo: Nei Naiff.

Nei Naiff - que não é evangélico ou católico - postou no seu facebook, que achou exagerado e desrespeitoso por parte da organização da Parada Gay de São Paulo : a sexualização de imagens religiosas. O que eu concordei.
Várias pessoas comentando e gerando um debate inteligente e muito interessante sobre isso.
Até que, eis que vem - o espírito de porco e atenta - uma tal Márcia abaixou o nível do debate.

Respondi - PASMEM - calmamente, o que irritou mais ainda a moça. A fofa então foi no meu perfil e fez uma leitura da minha pessoa dentro do "debate", transformando a coisa quase que em ofensa pessoal. Não chega a ser ofensa, pois só pode me ofender aquilo que me atinge e pode ter algum eco dentro de mim.

Não teve.
Mas não pude me conter e refletir sobre o ser humano.
Que miséria de Humanidade é essa ? Que porra de espiritualidade - com o perdão da expressão -  as pessoas dizem desenvolver, gente ??
Todos apontando dedos... nossa dá uma tristeza imensa.

Posso falar com propriedade de alguns movimentos espiritualistas.
Já participei de vários.
Já frequentei seminários de esoterismo em São Paulo, coisa séria, e não de charlatão como tem muito por ai.
Conheci muita gente boa, canal de luz, de consciência por essas bandas.
Ricardo Maffia, Wagner Borges, Vera Guimmel, Carmem Balhestero, Helyana Lara, e alguns mais.

E fiquei boba de ver como algumas pessoas que frequentavam as meditações, mentalizações e seminários, eram vaidosas e se julgavam superiores aos que não estavam ali. Se julgavam mais sábios do que os pobres católicos por ainda não fazerem parte do pensamento da "Nova Era". (Isso na cabeça deles, claro.)

Já frequentei centro espírita Kardecista quando morava em São Paulo.
Tinha um centro na rua atrás da minha casa. Eu ía toda semana, tomar passe e muito me ajudou num período difícil da minha vida, quando fui perseguida por uma pessoa que trabalhava na mesma empresa que eu, embora o trabalho dela não tivesse ligação com o meu em nada.
Comi o pão que o encardido amassou com o coturno. Ía ao centro e lá encontrava conforto e alívio para as dores da minha alma, causadas por essa situação.
E nunca esqueço, uma moça - que atendia no aconselhamento do Centro me disse uma vez:
" - Não se vanglorie porque você "tem"Jesus, e essa moça que te persegue "não". Porque Jesus está ao lado dela, assim como está ao seu lado, a diferença é que ela ainda não-O enxerga. Mas o Amor Dele por ambas é o mesmo. "
Essa afirmação mudou minha vida.
Passei a ver a pobre mala com caridade (e menos raiva) e acredite: a perseguição acabou... ela acabou me "esquecendo", e arranjou outro ser pra perseguir e eu eventualmente saí da empresa.

Meus irmãos eram (são) seguidores, discípulos (não sei que nome dar) de Sathya Sai Baba, um indiano, avatar. Colocava Vibuthi (cinzas sagradas materializadas por Baba) na testa e no paladar. Sai Baba tem ensinamentos maravilhosos e por vezes é severo nas lições que ensina, pois quem ama, educa.
Aprendi e continuo a aprender com Baba e suas lições até hoje.

Tenho uma taróloga de minha confiança - Nelise Carbonare, não para predições de futuro, mas para me ajudar a entender o mosaico que se chama Patrícia. Esse é meu único e tão somente objetivo quando converso com ela por Skype, visto que ela mora na Califórnia.
Mas conheço muita gente que faz disso guia para atitudes. Que não dá um passo na vida sem antes falar com a taróloga. E sei que tem muito charlatão por aí... aliás é o que mais tem.

Faço mapa astral e revolução solar há mais de ... sei lá quantos anos. Astrologia - que para quem não sabe é uma ciência - foi e é até hoje - fundamental no meu processo de AutoConhecimento. A astrologia fornece uma espécie de Mapa do Caminho, coisa que para mim é importante. E vai continuar sendo... porque eu vou continuar mudando, crescendo e se Deus quiser evoluindo. Ou então a evolução vai me levar à me despir desse Mapa do Caminho. Pode ser também.

Quando morei nos Estados Unidos, conheci a Cabala. Morei em Nova York, que é essencialmente Judaica (ou Judia ? ) . A Cabala é uma sabedoria antiquíssima e se deriva do Torá - que está no Antigo testamento - dentre os textos bíblicos está o Pentateuco.  Tenho um amigo amado, querido que era católico. Só que encontrou sua Alma Gêmea no Judaísmo e para ela não tinha essa de Casamento Ecumenico... Conclusão ele se converteu ao Judaísmo... e se bobear sabe mais da Cultura Judaica atualmente do que ela. Aluno aplicado. =)

Embora não seja Budista Tibetana, poucas coisas me tocam mais do que o Dalai Lama ao transmitir a mensagem do Budismo Tibetano.  Mas já conheci pessoas que são budistas, e que tem atitudes de fazer Buddha dar piruetas de vergonha. Ele é claro, acolhe todos no Seu Amor e Compreensão.

Nunca frequentei o Candomblé, mas nem precisei.
O Sincretismo religioso na Bahia é absurdo. De vez em quando, leio algumas coisas que Mãe Stella - do Gantois escreve. E invariavelmente profere sábias palavras. Do culto nada posso dizer, por conta de minha ignorância no assunto.
E infelizmente há Terreiros que devotam seu tempo e foco para o mal... nesses locais onde a Ignorância habita e acolhe as trevas que ocorrem os feitiços para o MAL, contra pessoas. E devo dizer que tenho pena - pena mesmo - de quem mexe com isso, com essas energias de baixa vibração, com feitiços para destruir os outros, amarrar namorado e por aí vai. Rezo sempre (mesmo ) para que Deus tenha Misericórdia dessas pessoas e dessas formas-pensamentos. Pois é disso que precisam. Oração e Luz.

Sou Reikiana nivel II.
O Reiki foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida.
É uma luz, uma energia de Amor...
E na minha primeira iniciação de Reiki, estava agoniada devido ao meu coração conflituado pela diversidade religiosa... E Ele veio ao meu encontro. A primeira vez que vi ( vi mesmo ) JESUS na minha frente.
É muito Amor, gente...

Costumo dizer que minha religião é o coração bom. E na real, a minha essência está na Teosofia. Encontrei muitas respostas para muitas das minhas infinitas indagações na Teosofia. Meu Amor e Gratidão à tudo que já me foi mostrado é maior do que jamais vou poder expressar.

E cheguei a um ponto no meu Caminho que me lembro de sentir e ter pensado:
- Ok, "sei"de tudo isso...mas e agora ? O que eu faço ? Não estou feliz e plena, como achei que ficaria.

No dia seguinte que me fiz essa pergunta, perdi meu emprego em São Paulo. E minha vida ficou caótica, por ter sido inesperado e "do nada".
Entrei numa igreja que havia perto da empresa e sentei lá, e fiquei olhando para o Altar e disse:
- Tá bom, O que você quer de mim ? Aonde quer me levar ?

( ... )

Houve a resposta por uma sequência de pensamentos e pra encurtar a estória, esse diálogo com Deus me trouxe de volta à Bahia, onde voltei à Caminhar dentro da Igreja católica.
Recebi o Sacramento da Crisma que realmente me trouxe para um novo patamar DENTRO DE MIM.
Passei maus bocados, me debatendo entre minhas ditas verdades e os dogmas da Igreja.
Já briguei, já criei barraco, quase desisti. Tem católico que parece estar na Igreja pra te fazer desistir de fazer parte dela. Tem mesmo. Mas é aqui, no encontro da Eucaristia que eu me renovo. Só Deus sabe o que Ele tem feito em mim e na minha vida. Só com Ele e por Ele eu tenho conseguido me aceitar do jeito que sou.

Fiz toda essa descrição, por que a tal da Márcia mencionada lá em cima, tentou me atacar ao atacar a Igreja e falar um monte de baboseiras.
Boba. Preconceituosa. E cheeeeeia de Julgamentos ignorantes. Aliás não conheço julgamento sábio. Mas enfim...
Conheço gente boa e gente não tão boa assim. Conheço muito religiosos e espiritualistas que fariam Madonna parecer a pessoa mais modesta do mundo, dada a Vaidade dessas pessoas.
Ao passo que conheço corações tão lindos, humildes, mansos e acolhedores, que queria morar dentro deles. Conheço Ateus e Agnósticos mais cristão do que muitos cristão que eu conheço, pois VIVEM os ensinamentos de Jesus... ao invés de simplesmente pregá-los por ai e viver para condenar os outros.

Logo... essa tal Márcia (ou qualquer outra pessoa) pode revirar esse Blog do avesso em busca de contradições, incoerências, fraquezas, pontos de vulnerabilidade... e vai encontrar.
Muitos inclusive.

Rá ! Surprise, surprise.

Estou longe, muito longe de me entender e entender esse mundo estranho e caótico que vivemos. Não entendo e muitas vezes não aceito pessoas que são contrárias ao que eu penso, prego, experimento. Ora, paciência.
Não sou perfeita... gostaria muito de ser, mas não sou.
Me pego com sentimentos contraditórios em relação à um mesmo assunto. A Parada Gay é um deles.
Conheço tanta bicha má... sem exagero. Que mente, engana, difama por vingança só porque não tem o que quer. Mas conheço héteros igualmente maus, invejosos, intolerantes e ignorantes. Por isso que pelo menos por enquanto, neste embate entre religião e homossexualismo não se chegará à um consenso. As pessoas estão falando pelo medo, e não pelo Amor.

E nesses meus momentos de contradição, eu me volto pra Ele e vou pro básico do básico do que Ele ensinou: Amai-vos uns aos Outros como eu Vos amei.
E vejo como continuamos a cometer os mesmo erros que cometíamos há mais de 2000 anos atrás.
mesmo assim, eu não desisto porque Deus não desiste de mim. E me acompanha e me mostra isso quase que diariamente.

Portanto Donas Márcias, Joanas, Carlas, Anas, Milas, e sei lá mais que nomes ou quem :
Eu sou o que minha Alma consegue ser nesse momento. É o que temos para hoje.
Não tá bom para você ? Paciência.

Tudo o que tenho, faço e Sou é dirigido por Algo, Alguém Maior e infinitamente Melhor que eu. É em Nome Dele que minha vida segue dia após dia. E é por isso que minhas preocupações acabam nessa linha. Sacou ??

Não entendeu ??
Ihhh... aí é problema... seu.
E que Deus te ilumine pra entender.

Cartas para Redação.
Bjo, me twitta.

5 comentários:

Marcos Vinicius disse...

Pow Pati... esse foi um grande desabafo... quase nem lia tudo de tao denso que foi essa leitura. E uma coisa. Vc ta rodada hein! ja pssou em tudo que é lugar e religião! (brincadeirinha)

Nossa ja era uma musa mas agora estou a procura de uma melhor definição pois o termo antigo não mais se encaixa.. rsrsrs

Brincadeiras a parte... concordo com você.

Vivemos numa sociedade, ou melhor num mundo hipocrita.

Se algum ator famoso hollydiano estivesse numa parada como essa, (tipo Jim Carrey que esta no Brasil) a noticia seria outra e os comentarios tambem.

Ainda falta muita coisa em nós para nos tornamos verdadeiros humanos.

O unico nesse mundo foi "Jesus"!

Se um dia Deus permitir estarei proximo disso ajudando mais o meu proximo ( mas isso é um papo para outra hr)

Infelizmente no nosso país so se faz baderna e confusão.

Marcela Oliva disse...

Clap clap clap clap!
Não é assim que se aplaude? Cada local que você frequentou construiu o que você é hoje, Pat. E Deus te ama assim, está com você e te preparou para enfrentar todas essas dificuldades, pois ELE capacita os escolhidos e tudo isso que você relatou mostra isso.

E sua caminhada é guiada por ELE e para a ignorância das pessoas, daremos as melhores orações. Sempre.

Bjo
#oacnu

Lucimária Costa disse...

Nossa!!Ufa!Que texto!!Expressa um verdade que muitos deveriam saber e viver.Não sei por que as pessoas ainda discutem religião em um país teoricamente tão miscigenado!Vivemos em meios a misturas de raças e credos, é tão arcaico ficarmos debatendo qual religião é a certa ou a melhor. O que devemos fazer é seguir as palavras de Cristo, que diz aprendei de mim, que sou manso e humilde!Quero registrar que apesar de não ser católica tenho um carinho enorme pelo povo católico e fiquei indignada com o desrespeitos da Parada Gay em usar imagens de santos daquela forma, se eles querem respeito, precisam respeitar os outros também! Cada um segue aquilo que acredita e precisa ser respeitado por isso!Enquanto ao comentário infeliz dessa garota, nem dê ipobe por que com certeza não conhece de amor ao próximo e julga alguem por sua religião! Puro preconceito! Desprezível, precisa conhecer o amor viver_lo e ser guiado por ele!Vc não precisa provar nada pra ninguém, seus atos e atitudes já falam por você! Bjs!

Hayvolla Leite disse...

Nossa!! Vamos lá! No país onde tem o creu,  a melância, a lacraia e ainda por cima um palhaço tiririca no congresso, de tudo podemos esperar neh verdade!? Sou uma pessoa totalmente patriota do meu pais. Por ter morado fora, vejo e aprecio nossa cultura diversa. Uma riqueza cultural incrível, um povo incrível. Porém, infelizmente, a falta de educação e respeito ainda é uma vergonha.  Homossexualismo é uma escolha que muitos fazem e temos que respeitar pelo simples gesto da educação. E vice versa.. A religião deve ser respeitada... 

Quanto a tal da Marcia... como comparar o mundo civilizado com os dos bichos!? São mundos diferentes que nao se misturam... Infelizmente temos muitos ignorantes idiotas perambulando nossas vidas. Infelizes. Deixemos os idiotas 'idiotarem'... um dia eles cansam e a ficha cai. Deus há de guia-los.. Enquanto isso, busquemos o conhecimento neh nao!?

Ótimo desabafo Pat, Patrícia, Pata!? :) Vc vc vc vc vc vc vc vc é froidz!! Rsrs 

Cheers!! :)

Bjao pra você.

Ana Claudia disse...

Nossa Pat! Dessa vez você se superou hein!!!
De todos os seus Pots, acho que esse é o que mais “explica” o Ser Humano Patrícia Guerra. A soma de tantas vivências espiritualistas, só poderia ter como resultado, essa Pessoa ILUMINADA que você é hoje!

Devo confessar que não sou uma exímia conhecedora dos vários movimentos espiritualistas que sei que existem. Porém, de alguns anos pra cá, tentando “me decifrar” recorri a alguns deles (fiz mapa astral, consultei tarólogo...). E posso afirmar que o pouquinho (mínimo do mínimo) que aprendi de cada um deles, contribuiu, ou melhor,contribui e muito para o meu processo contínuo de evolução humana e espiritual.
Eu também, já frequentei Centro Espírita Kardecista, o que me ajudou muito a superar uma grande tragédia que aconteceu na minha vida, o suicídio do meu pai. Acho que foi a maior dor que senti, até hoje. Um choque e tanto... Que maculou meu espírito durante anos e anos.
Conheci o Reiki quase na mesma época (alguns meses depois) que comecei a frequentar o Centro. Por enquanto, sou apenas paciente em tratamento, mas, como diz a Reikiana que “cuida de mim”, “Está chegando o momento de ir além” e eu sinto que está mesmo. Posso afirmar com toda certeza que o Reiki mudou e salvou a minha vida, (nunca imaginei que pudesse sentir energia igual) foi fundamental no meu processo de cura espiritual.
Depois de tantas idas e vindas senti necessidade de retornar à Igreja Católica, de onde fiquei afastada por um bom tempo. Retornei. Nesse momento sinto que é onde eu preciso estar, porém, jamais esquecerei tudo que aprendi e esses ensinamentos sempre farão parte da minha vida.

E a pobre de espírito que “atravessou o seu caminho”? Coitada, ainda vive na escuridão, precisa conhecer o Amor, a Paz e a Luz de Deus!
Logo que li esse Post, fiquei pensando: Meu Deus, quantas Márcias existem por aí! Intolerantes, donas da verdade (que elas acham que tem) preconceituosas, sem cultura,sem educação, hipócritas... De dar pena!
Quanto ao episódio da sexualização de imagens religiosas na parada gay: foi chocante! Fiquei pensando, não dá pra entender, com as pessoas que sofrem tanto preconceito e que buscam serem aceitas, respeitadas... Cometem tamanho ato de desrespeito?
A ignorância é tanta que: assusta revolta, dá medo, tristeza... E INFELIZMENTE, constatamos todos os dias, que os ignorantes estão por toda parte, independente da raça, religião, classe social ou opção sexual!
É como eu disse outro dia no twitter: Cada dia me convenço mais de que a ignorância é a mãe do preconceito. E o pior de tudo, é que ela continua gerando filhos por toda parte!
Então, só nos resta rezar por essas pessoas! Pedir a Deus que as acolha na Vossa Paz, no Vosso Amor e na Vossa luz!

Pat,
Enquanto algumas pessoas as vezes me causam vergonha de ser gente, você me mostra que ainda é possível acreditar no Ser Humano! Imagine se para cada 1000 Márcias da vida, existisse pelo menos uma Patrícia Guerra!

Que Deus, Ilumine sempre sua caminhada e te conserve esse Ser Humano Lindo que você é!

Beijos!
Ana Claudia (acfm.1976@gmail.com)