1 de junho de 2011

Santo Antônio


Hoje é o primeiro dia de Junho, e tradicionalmente na Bahia, iniciam-se em diversas casas, comunidades e famílias a Trezena de Santo Antônio.
Como o nome diz, são treze dias de uma novena alegre, cantada e porque não dizer folclórica, visto que faz parte da cultura local.


Já há dois anos, minha mãe que é devota de Santo Antônio desde pequena, resolveu fazer a Trezena de Santo Antônio. Apesar dela não ser baiana, minha avó (sua mãe) era não só uma baiana retada, como também uma católica fervorosa. Com certeza herdou de minha avó essa devoção.


Eu aprendi a devoção à Santo Antônio com as duas. Ja fiz a Novena da Sandália de Santo Antônio - que ficou famosa e foi largamente difundida nos anos 80/90. Naquela época, apesar de ser uma pré-adolescente, já tinha meus pedidos ao Santo.


Paradoxalmente, nunca pedi ao Santo casamenteiro, um marido. Esse tipo de contrato a gente acerta antes de nascer, lá em cima quando estamos fazendo o mapa do acerto de contas, dos deveres e direitos, contas a pagar e receber desta encarnação. Nunca enchi o saco de Santo Antônio com isso.


Peço à ele, coisas que na minha fraqueza, eu realmente não poderei alcançar.
Peço pela vida dos amigos, por minhas aflições de filha de Deus com este mundo tão caótico e confuso.
Peço ao Santo pela saúde de pessoas queridas, às vezes de pessoas que nem conheço direito e peço, principalmente que interceda nas minhas desavenças, que me ajude a entender as pessoas e suas razões, para que eu possa superar - e perdoar - meus desafetos.


Peço para que a Luz reine nas famílias e quebre todo jugo que impregna os relacionamentos daqueles que tentam se aceitar e se entender, mas sozinhos, sem a intercessão do Santo e a Luz de Deus não podem.


E neste contexto, vou inserir um personagem que tem tentado semear a discórdia pela ironia ou sarcasmo.


Antes de começar esse texto, eu já estava aqui "pronta" pra descascar esse tal "Capitão Caverna" que vive comentando nos Blogs da vida, e em especial no Blog de minha querida amiga Liz Passos.


Mas - não por acaso, tenho certeza - o evangelho de reflexão da Trezena de hoje foi o do Bom Samaritano.


Então, durante a reflexão percebi que esse tal capitão caverna é uma pessoa que foi ferida pela vida.
Alguém o feriu. Pode apostar.
E essa dor não foi cuidada... e virou ferida permanente.
A necessidade de atenção é manifestada através de comentários sarcásticos, indelicados, tentando provar uma supremacia intelectual, tentando afirmar uma superioridade que Hitler ficaria orgulhoso de ver.
Uma pessoa que vai remexer nos Blogs e perfis nas redes sociais daqueles que comentam, pra poder atacar, atingir, pontuar possíveis fragilidades dessas pessoas pra mais uma vez, se sentir o supra sumo tem com certeza algum problema no falo****... como diria minha amiga Dulce.

****
O falo  é a representação simbólica do pênis. Ou seja, qualquer coisa que tenha para uma pessoa a mesma significação que o pênis para a criancinha no complexo de castração. E qual é essa significação? É só se lembrar dos posts anteriores: para a criança recém-confrontada com a visão do órgão genital feminino, o pênis significa o órgão da completude. É por isso que o menino tem tanto medo de perdê-lo e é por isso que a menina o deseja tanto.
(Fonte: Lucas Nápoli - Psicanalista) 
******


E daí me veio aquela frase: Bad attention is bettter than no attention at all.
(Atenção negativa é melhor do que nenhuma atenção)


É igual à criança que faz "mal-criação ", que na verdade só quer - aliás, só PRECISA de atenção.
Freud explica. Por isso, vá lá na infância desse capitão caverna e com certeza acharemos a chave da questão.


E porque eu estou me dando o trabalho de analisar esse personagem que comenta nos Blogs ?
Porque atrás do personagem, se esconde um ser humano.
Não é o personagem que é ferido... é o ser humano. (Sim, estou afirmando que ele é uma pessoa ferida. )


Só o fato de ter que criar um personagem para poder ludibriar dos sentimentos e opiniões de outros leitores que participam da discussão, já demonstra sua fragilidade.
Precisa de um escudo, de outro modo, poderia não suportar os embates, os enfrentamentos.
E o sarcasmo é usado para tentar se proteger da piedade das pessoas em favor de sua óbvia fragilidade e fraqueza de espírito.


Por essas e outras, vejo essa pessoa como sendo profundamente equivocada.
Com o sentido da vida, com o sentido das palavras e um grande perdedor de oportunidades.
Porque pra mim, não há perdedor maior do que aquele que perde a oportunidade de fazer bons amigos, de provocar um debate saudável, respeitoso e verdadeiro.


Sempre disse aqui, que anônimo no meu Blog não faz crítica.
Quer criticar tem que se mostrar. Mas para isso é preciso coragem.
E tem muita gente por ai, cheia de "coragem" virtual, cheios de opiniões escondidas por trás de nicknames e perfis falsos.
Apois.


Enfim, sem mais delongas termino esse post, dizendo que são para pessoas como você - Senhor Capitão Caverna - que devoto minhas mais sinceras orações. 
Não para que você (ou quem quer que seja) pare de comentar em Blogs, para que deixe de ser incoveniente, grosseiro e estúpido.
Rezo para Deus - e todos os santos que possam interceder - que Ele derrame sobre você Sua Misericórdia e Cure de suas feridas que te impedem de ser uma pessoa feliz. Uma pessoa que reflita luz, alegria, boas palavras, bons exemplos... 


Ou ao menos uma pessoa que se olhe com Verdade e ver que você precisa sim, de muita oração, precisa de bons samaritanos - como minha amiga Liz Passos-  em sua vida.


E me toquei aqui, que só o fato de Liz ainda não ter te excluído do Blog dela, já demonstra que minhas orações estão sendo atendidas.


Quanto a mim, não sou perfeita, sou cheia de defeitos, falhas, incoerências, contradições. Pode se deleitar ai no meu Blog, em busca de minhas fragilidades, porque tenha certeza que eu as tenho... de montão. 


A diferença é que minha fortaleza vem de um lugar, que é desconhecido para você.
Vem da minha Verdade interna - reconhecida e expressa.
Sem medo e sem máscaras.


E isso, você não tem a menor idéia do que seja.








Responsório de Santo António

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.



Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

4 comentários:

Marcela Oliva disse...

Clap clap clap clap
Uma salva de palmas, Afilhada!
Lindo post! Lindo por sua essência! Pq vc está em cada palavra escrita.
Parabéns pela humildade e por ter sido instrumento da vontade do Pai.
Que as palavras, suas e DELE, toquem o coração do capitão. A partir de hoje, ele também faz parte das minhas orações.
Bjo

Cristhiane Castro disse...

Que sábia que vc é, Paty! Que Deus continue iluminando o seu coração e q, através de vc, continue disseminando o amor e a paz.
Um bj grande!

Marcos disse...

Bem... eu preciso dar meus parabens a você Patricia. Eu não sabia que você tambem possuia um blog. Pode ter certeza que virei mais vezes usufluir de seus posts.

Eu não sou devoto de Santo Antonio. Apesar de ser catolico sou devoto de um outro guerreiro. Porem respeito e gostei de ver que ainda existe pessoas sensatas ao observarem a mesma conclusao que ja tive a respeito desse tal capitao.

Sem mais delongas...

Parabens pelo blog. E Paz no Dharma.

P.s. o dito cujo que cria tanto atrito pelos blogs, no minimo é esquizofrenico. Pois cria uma realidade so dele.

Roberto Camara Jr. disse...

Não.
Não sou devoto de Sto. Antonio nem de qualquer outro santo. Não sou católico e nem ao menos cristão.
Tenho minha religião e não vem ao caso discutir qual é, já que não é este o assunto do nem do post nem do comentário, no momento.

Ainda assim amo e pretendo ter uma vida em comum (acordo) com alguém que, além de ser católica apostólica romana realmente praticante (coisa rara hoje em dia, diga-se de passagem), também é "atormentada" pelos comentários do tal Capitão Caverna em seu Blog.

Coloco o termo entre aspas pois sei que ela está bem acima de qualquer comentário medroso - ou anônimo, o que acharem mais conveniente. Tanto que, até mesmo os que poderiam ser considerados, no limite da ofensa, foram liberados e publicados.

Admito que tais comentários chegam a incomodar a mim muito mais do que a minha querida namorada, segundo a mesma. Mais de uma vez o sangue subiu à cabeça ao ler suas palavras sujas, disfarçadas de uma pseudo-eloquência e uma falsa cultura que não conseguem esconder sua verdadeira vocação para a discórdia.

Dizer que tenho pena deste sujeito é exagerar. Asco, talvez. Vontade de partir-lhe as fuças, com certeza; fizeram-me perceber, porém, que não passa de uma mosca. Daquelas que incomodam mas todos sabem que o que mais gosta é pousar na mer...

Obrigado Patricia pela oportunidade de dizer aqui o que não pude dizer em outros Blogs.

Pelo post, ganhou um fã.
Parabéns.