19 de janeiro de 2010

Para ser grande, sê inteiro



O primeiro mês do ano se aproxima do começo do seu final e para mim parece que ja se passaram 2 meses.
Sem dúvida nenhuma 2010 é um ano forte e intenso... a tirar pelos primeiros dias.
Estou cheia de projetos bacanas, que tenho fé vou conseguir implementar alguns deles. Outros sabemos que não vão passar de uma "boa idéia".

Esses dias tenho observado como o meu olhar para a vida.
Vejo que o que importa de fato, não é que acontece lá fora, mas é o que acontece aqui dentro.
"...a boca fala daquilo de que o coração está cheio..." (Lc 6, 45)

Ando de saco cheio de hipocrisia....
Vira e mexe, muda o personagem e o assunto... a questão é sempre a mesma.
Falta de consistência e pertinência no que se diz.
Sobram críticas e faltam atitudes.
E neste momento devo dizer que estou muito "confortável" em falar sobre isso...~
Não sou a última bolacha do pacote... posso ser uma das melhores, mas não a ultima. hahaaha
Mas, me lembro com clareza do mês de Março de 2009 em que pensei:
" - Não tô feliz. Não estou feliz com a pessoa que estou ensaiando me tornar. Eu sei que sou melhor que isso, eu sei que posso mais que isso e vou voltar ao meu Caminho"

Foi um longo e árduo retorno desse atalho que eu havia tomado.
Mas hoje estou melhor, comigo mesmo acima de tudo. Foi uma volta pautada principalmente na fé. Me reservo o direito de não esclarecer isso. O caminho da fé é pessoal e intransferível.
Mas atitudes práticas, reposicionamentos, novos olhares foram não só necessários, mas  imprescindíveis.

Não interessa se sou isso ou aquilo. Eu sou um mosaico dialético.
Caleidoscópica como já disse aqui.
Ainda assim, tenho meus defeitos e me reservo o direito de tê-los.

AInda essa semana debatia sobre o Big Brother Brasil, que estou chegando à conclusão é igual à gosto e nariz: Cada um tem o seu.
Há os amantes do BBB. E há os que odeiam o BBB.
Há os que se inscrevem no BBB. Há os que querem que o BBB seja incluído no Codigo Penal como crime inafiançável.

Eu ?
Eu tenho olhares diversos para o BBB.
Gosto, não tanto do programa, mas do meu olhar para ele, e de perceber como esse olhar pode se transformar.
Assistir ou não o BBB não me define porque eu sou muito mais do que isso e muito menos também.
Muito mais porque acho que precisamos ler livros, poesias, aprender matémática, saber um pouqinho de política, precisamos saber de ecologia, moda, psicologia (no mínimo o básico !!).
Mas também precisamos do frívolo em pequenas doses, porque se não nos tornamos duros, asperos, azedos, ácidos, tiranos.

Acho sim, que é preciso coragem pra participar disso, de um BBB da vida.
Eu não iria por dinheiro nenhum. Prezo - como poucos - a minha privacidade, o meu direito de ser do jeito que eu sou.
Boa e má, porque nem todo mundo é só luz (infelizmente!).
Reconhecer a sombra é parte fundamental do processo de individuação, de se auto conhecer.

Fico, digamos triste, quando vejo inconsistência em algumas pessoas.
Tanto potencial que se perde quando se usa a lente das feridas internas pra enxergar o mundo.
Ahhh como dói... ahhh como é decepcionante se reconhecer no outro e ver o tão pouco que somos não é ??
Ao mesmo tempo que nega e rechaça os estereótipos, contribui da mesma forma para outro tipo de segregação.
Mesmo "crime" com personagens diferentes... e isso para mim é hipocrisia.

Acho que tem muito intelectual chato por aí mesmo.
É gestão disso, gestão daquilo, gestão da pqp... isso só aumenta minha indigestão com esse monte de gente metida a besta que fica por detras de uma pose e nada contribui de fato pra mudar a sua realidade... que dirá a realidade alheia.
Mostra seus pequenos preconceitos no viés da vida, vai minando seu dia a dia, ferindo os que estão ao redor, não constrói efetivamente nada... mas a pose, ahh essa não perdemos nunca não é mesmo... ????

Apois, como diria Fidalgo...

Desculpe por te desapontar.
A vida é isso.
Todos temos nossas opiniões e podemos debater idéias, opiniões jamais.
Eu já me posiciono o bastante para o dia de hoje. Amanhã, eu não sei.
Pode ser que amanhã, seja mais. Ou menos. Ou igual.
Isso, eu é quem vou decidir.
E ponto... sem maiores explicações pelo menos por ora.
Não tenho filhos ainda, a quem futuramente, quando os tiver ou me explico ou então me mostro e isso vai dispensar qualquer explicação.

...

Já escrevi umas 4 linhas a mais e volta e meia eu apago. Minha mente dialética faz com que eu apague já no final da ultima frase, então pra terminar, vou colocar um poema de Fernando Pessoa que eu amo, um dos meus preferidos.

"Para ser grande, sê inteiro;
nada teu exagera ou exclui;
sê todo em cada coisa;
põe quanto és no mínimo que fazes;
assim em cada lago, a
lua toda brilha porque alta vive. "

0 comentários: