4 de janeiro de 2010

"Tocando e puxando a corda... "


Começou 2010...
Começou ??
Bem, é ... assim... tá começando...
2010 é como esse bebezinho...
Ainda tá começando, ainda tá de boa sob sol...pelo menos aqui na Bahia.

Desde os primeiros minutos de 2010, tenho tido bons sentimentos, bons pensamentos e boas sensações.
Muitos acontecimentos do ano passado se tornaram mais claramente compreensíveis.
2009 foi um ano que conheci uma média de 150 novas pessoas...
E isso me causou até uma certa confusão mental... em alguns momentos eu não sabia quem eu conhecia de onde... Louca!!!
Mas algumas pessoas coloquei num certo pedestal... muito mais pelo movimento que essas pessoas representavam, do que por elas mesmas.

Mas como diz o ditado, a Verdade sempre aparece e via de regra, nunca demora a aparecer, rapidamente essas mesmas pessoas tomaram "o caminho da roça", ou foram "re-classificadas"  e nesse processo vi que as vezes eu não acredito muito em mim. 

Auto-confiança e auto-estima são conceitos delicados e simples.
Não vivemos sozinhos no mundo, mas precisamos acreditar em nós mesmos.

Me veio na cabeça agora uns 2 ou 3 nomes de umas "loucas" que conheço por ai... (pausa pra risos)
Fico perplexa com certas pessoas que vejo por aí, tocando o terror, espalhando discórdia, mentindo, humilhando e magoando... e tudo isso com um sorriso no rosto, ou com a certeza cega dos fundamentalistas.

Isso me dá medo, devo dizer.
Me dá medo, não delas, mas de ver como as pessoas ao redor ainda acreditam, lhes dão crédito, dão espaço, cartaz...

É uma linha fina entre nosso mundo, nossas considerações sobre o mundo, senso comum, falta de senso, Síndrome de Hipérbole... e o Caminho Espiritual do Amor, Caridade e Fraternidade.

Esses 3 últimos são sentimentos que devemos ter por nós, construindo nossa auto-estima e auto-respeito... sem exagerar na dose, porque afinal de contas a diferença entre o veneno e o antídoto é a dose...

Freud dizia que de perto, ninguém é normal. Mas acho que tem alguns que exageram na dose. às vezes em nome do egoísmo, excesso de amor próprio ou sindrome de hipérbole... como preferir !!

Mas, é só dar uma parada, ir na história de vida dessas pessoas, que a resposta vai estar lá.
Algum sofrimento, humilhação, privação afetiva que se transforma em recalque com o tempo, se não nos damos o tempo de olhar para nossas feridas com compaixão e carinho.

Só pra ilustrar: Há uns anos atrás uma amiga muito querida -que já não está mais entre nós- uma vez me disse que lembrava de uma de suas visitas à Bahia... Na época da tal visita eu tinha uns 8 anos e lembrava de minha mãe dizendo: " Patrícia, pára de comer !!"...  rsrsrsrs
(Pra quem não sabe, fui uma criança gordinha... )

Naquele momento que ela me disse isso, me lembro que fiquei solidária à criança interna, carente que com certeza usava a comida como consolo, acolhimento para alguma falta afetiva, ansiedade própria da idade e do descobrimento do ser.

Daquele dia em diante, minha relação com a comida mudou, minha relação com o espelho melhorou e minha exigência em ser super magra diminuiu. E por consequencia, fiquei mais magra e saudável do que antes.

Passei o ano de 2009 sem fazer dietas, não malhei por conta de 3 tendinites ao longo do ano e por conta delas tive de dar uma pausa na dança.
Aproveitei para identificar certos espaços internos que precisam de uma atenção maior e preenchê-los de amor e acolhimento.

Ganhei alguns quilinhos nesse processo, mas não tenho me cobrado em perdê-los rapidamente.
Umas das minhas poucas resoluções para este ano (fiz apenas 3, e vou revelar ao longo do ano) foi de cortar quase que por completo o açucar branco de minha vida, decisão esta baseada muito mais na saúde e nos males que o açucar causa no corpo e na psique.

Mas o que quero dizer, é que essas pequenas feridas, podem causar recalques se permitirmos que isso aconteça, se não olhamos com carinho pra nossas feridas, fraquezas, se não vamos lá no fundo onde as vezes elas estão e não cuidamos disso, elas se tornarão maiores que o objetivo maior de viver, de amar e de estar no mundo que é aprender a sermos melhores. E ao se tornar maiores do que são, turvam nossa visão da vida.

2010 já começou trazendo consigo uma nova década. Tendo em vista que pra mim a década passada, foi bem melhor que a anterior (os anos 90), espero então, que a evolução cumpra seu papel e siga a progressão de continuar melhorando.

Como diria Bell Marques: "Tocando e puxando a corda...!!"



1 comentários:

Marcela Oliva disse...

Oi, Afilhadinha!

Gostei disso... "tocando e puxando a corda..." e o nenem 2010 já chegou chegando, hein? Que bom! Que ele venha com muito mais amor, felicidade, Fé e desafios.

E uma coisa... te amo, viu? Faz tempo q não digo isso e faz bem dizer!!

bjo