12 de janeiro de 2010

Ao meu querido leitor anônimo




Caro leitor...

A julgar pelo último comentario deixado no meu post, acho que tenho leitores.
Eu concordo com muitas coisas. E discordo de outras tantas.
Mas, você não me conhece de fato.
Eu sou uma ilustre desconhecida neste mar de gente do planeta terra.
Ainda assim, penso que eu tenho uma imensa responsabilidade com as coisas que eu escrevo aqui, pelo menos.

E no twitter também.
Eu tenho um senso de humor meio ácido ás vezes e a maior parte do tempo me contenho pois meu intuito não é ferir ninguém, diminuir ninguém.

Dito isso, vamos ao que interessa.
Uma coisa é Nizan (e não Nilzan como escreveu meu amado leitor) que é uma pessoa inteligente e influente, dizer, escrever coisas no twitter. Outra coisa é um ilustre desconhecido fazer a mesma coisa.
Não se engane com esse ataque aparentemente sem propósito à Bell.
Aí tem.
Bell não é nada meu.
Não é meu amigo, parente, nem sou amante da banda. Não sou Chicleteira.
Mas acho MESMO, que não é da conta de Nizan se Bell é ou não careca, se tira ou não a bandana.
Não é, e ponto.
Sem falar na forma desrespeitosa como Nizan se dirigiu ao cidadão baiano, Bell Marques.

Ou vai me dizer que é da conta de Nizan, de Bell, de quem quer que seja a marca de desodorante que eu uso ?? Ou se quero meu cabelo azul ??
Escolhas são individual e pessoal, e como o nome diz claramente nao diz respeito à ninguém à não ser à pessoa. PONTO.

Portanto, como á pouco o próprio Nizan admitiu no twitter, resolveu tirar Bell da nossa discussão.

Quanto à Bell marques não cantar nada...
A realidade é que poucos cantam.
Tiririca e sua Florentina não venderam 250 mil cópias de discos em 1995 ??
Quer alguém que cante menos do que Tiririca ??
Ah tem sim ... Maguila.
Que agora é cantor de samba.
E isso é um problema meu ?
Não, porque não vou comprar o CD dele, e não ouço rádio.

Quanto à banda não tocar nada... caro leitor você já ouviu falar de Milli Vanilli ??
Um grupo americano que ganhou Grammy com a música "When I die", para mais tarde ser desmascarado e revelado que outros cantavam e o cara só dublava.

Isso existe no mundo.
Gente boa existe, e gente picareta também existe no mundo e não é novidade
O que não dá, e o que eu estou de saco cheio é de crítica que não constrói, não alerta, não inspira.
Só desperta raiva e sentimentos negativos.

Se eu tivesse o dinheiro e o poder que Nizan tem, arrumava um Patrocínio bala pro Vitória, ajudava o Bahia (como está fazendo outro publicitário Duda Mendonça), fundava uma ONG ou uma fundação pra contribuir pra cidade dele e que afinal de contas ele começou foi aqui. Ajudava a trazer mais dinheiro para a cidade para trazer junto com ele desenvolvimento. Ou no mínimo promovia um fórum de discussão.
Mas Nizan não gosta da Bahia. Nizan gosta de Paris.

O pouco que Salvador se desenvolveu nesses últimos 20 anos deve-se a 2 fatores: ACM (sim, ele ajudou demais a Bahia. e Não nunca votei nele) e ao Axé Music por assim dizer.

Aqui as pessoas são sim, mal educadas, porcas e espaçosas.
Mas porque não tem acesso à educação, ao que é melhor do que elas conhecem, não tem orientação, disciplina e direcionamento.
Os poucos que saem daqui, quando saem, falam mal do que elas próprias fazíam antes, mas não se preocupam em ajudar a melhorar e educar de alguma forma o que deixaram "para trás"
Conheço vários assim. Não é nem um, nem dois...

Você caro leitor, deve ser músico ou compositor, pra se apegar a uma mínima parte do meu post, e não atentar ao "resto"... à parte que mais importa quando se fala de EDUCAR, quando menciono Carlinhos Brown.

Creia que entendo e sei o que você diz. Mas há problemas maiores na nossa cidade do que o Chiclete com Banana, que por pior que seja, por pior que Bell possa ser traz ativos para nossa Salvador. Atrai (pouco) investimento.
Ele não tem culpa de fãs paulistas se auto denominaram Chicleteiros.
Afinal são eles que pagam caro pelos abadás, são eles que compram os CDs e DVDs.
O povão que ama e idolatra o Chiclete, compra mesmo é o pirata, que não lhe dá dinheiro nenhum de direitos autorais pra ninguém.

Mas eu te entendo, pode crer.

Meu irmão mais velho, tem uma voz lindíssima, mas nunca conseguiu gravar um CD porque ele era erudito demais pra isso (palavras de alguns bons produtores de São Paulo há anos atras).
Imagine qual minha surpresa ao ouvir o maravilhoso CD de Daniel Boaventura... com a voz parecida com a de meu irmão e o repertório bem semelhante. Mas Daniel é Global né ?
Porque quando não ainda não era, quando ainda era apenas um saxofonista charmoso de Salvador, ninguém quis gravar seu CD.

Mas a vida é isso.
O sucesso NÃO É FEITO PARA TODOS.
Muitos desistem antes do tempo.
Outros não tem talento suficiente.
Uns vencem pelo talento mesmo.
Outros vencem pela insistência.
Outros porque devem merecer.
E outros porque a vida quer.

Canso de dizer aqui o que uma amiga muito querida me disse uma vez:
Há injustiça, mas não há injustiçados.
Isso vale para todos nós.
Pense nisso cada vez que se sentir injustiçado, sem oportunidades, num beco sem saída.

A vida nos coloca nas situações para que possamos superá-las e não apenas sofrer com elas.
O grande problema é que somos todos como rosas formosas que reclamam o tempo todo dos espinhos.
Sejamos como os espinhos, pequenos e sem significado diante de tanta formosura da rosa, mas que a todo tempo se encanta com ela e vive de comtemplá-la.

Mas o poder da palavra não pode ser negligenciado.
E só evoluiremos JUNTOS, em comunidade, quando colocarmos nossa humanidade, nossos dons e oportunidades à serviço do outro, dos menores e pequenos... e não somente para (e pelos) os grandes.

"You may say I am a dreamer, but I am not the only one..." (John Lennon)

Obs. Quando comentar, tenha a gentileza de se identificar. Dê cara ao seu pensamento, dê valor à sua opinião. Faça valer o seu ser.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara Blogger, concordo com vc em muitas coisas. Podemos sim dizer tudo o que queremos, mais sem grosserias e ofencas gratuitas as pessoas, que ao meu ver nao tem nada haver com a situacao que Salvador se encontra. Eu tb nao me intitulo Chicleteira, porem respeito o trabalho do Chiclete, porque sao pessoas que ha muito tempo batalham, e se chegaram a onde chegaram isso tem seu merito!
Sim, Salvador esta entregue, nao so "esteticamente" como em outros setores que para mim e de suma importancia. Posso citar a seguranca publica ja que eu trabalho com isso, e acompanho de perto o quanto falta infra estrutura para este setor.A cidade esta entregue o crack, droga que tem desimado a maioria dos jovens dos bairros perifericos, que roubam e traficam por falta de uma coisa que se chama EDUCACAO. A falta de boas escolas, que deem a esses garotos uma pespectiva na vida, nao existe so Futebol para os garotos e dancarina de Axe para garotas, eles podem mais, porem a falta de um boa escola, de professores qualificados, fazem com que as oportunidades sejam estas mesmo. Agora ha uma nova profissao, e essa e de risco " traficante". A minha preocupacao e imensa, e meu descontentamento tambem.
Outro grande problema, nao so na Bahia como no Brasil todo e a falta de planejamento familiar, e isso e cultural, nao tem jeito!! cada vez meninas sao maes mais cedo, e cada vez mais vemos uma sociedade crescer de qualquer jeito!
Sim, temos muito o que fazer!! gostaria de um dia ver esta cidade nao ser conhecida somente como " a terra do axe" ou do " carnaval" gostaria de ver a bahia como a terra de pessoas educadas, segura, limpa e organizada!
Georgia.

Ana Lucia disse...

Com certeza vc tem muitos leitores, seu blog e muito bom,Eu adorei!!E concordo com o que vc escreveu cada um usa o que quiser e canta o que quiser se tem que ouça....Parabens!