23 de abril de 2010

Salve, Jorge!!



A história do santo começou no século 3, ali na Capadócia, uma província romana de clima frio e poucas florestas e terminou no início do século 4, em Nicomédia.


Quando criança, seu pai morreu em uma guerra e ele foi morar com sua mãe na Palestina, terra natal dela. Adolescente, Jorge seguiu seu coração e iniciou sua carreira das armas e em pouco tempo foi promovido a capitão do exército romano. Hábil e dedicado, passou a residir na corte imperial de Roma com apenas 23 anos, foi quando sua mãe morreu.

Jorge então distribuiu toda a riqueza da família aos pobres cristãos, além de ter sido contra a decisão do imperador de matar todas aquelas famílias, Jorge contou a todos da corte que ele próprio era cristão.

Torturado, Jorge manteve firme em suas crenças e ganhou tanta notoriedade entre os romanos que a própria esposa do imperador se converteu ao cristianismo. Foi então que o imperador Caio Aurélio Valério Diocleciano mandou decapitar Jorge.

Seus restos mortais foram enviados para a cidade de Lida, antiga Dióspolis, cidade onde sua mãe crescera. Lá, o imperador cristão Constantino mandou erguer um santuário para oração dos fiéis.

Padroeiro da cidade de Gênova, Itália, homenageado por Frederico III na Alemanha com uma Ordem Militar, na França, conhecido como santo cavaleiro, Mosteiros construídos por Rei Clóvis e várias igrejas construídas por sua esposa Santa Clotilde e conquistando vários fiéis na Inglaterra, a devoção a São Jorge cresceu rapidamente então.

(Fonte: Site: regra básica - http://www.regrabasica.com.br/ )

0 comentários: